Frutos do Brasil: conheça a Pitomba

Frutos do Brasil: conheça a Pitomba

1_Pitomba

Já é de conhecimento universal que frutas são benéficas para saúde. Para quem segue um estilo de vida mais saudável e adora descobrir novas opções, está na hora de conhecer a Pitomba!

A Pitomba, que também é conhecida como olho-de-boi, Pitomba-da-mata, Pitomba-de-macaco e caruiri, tem um nome com um significado bem peculiar: sopapo. Isso mesmo! Brincadeiras a parte, a árvore do fruto, que pertence à família das Jabuticabas, pode chegar até 12 metros de altura. A planta típica da região Amazônica até a Mata Atlântica é utilizada também na recuperação de áreas degradadas, pois fornece alimentação para várias espécies de aves.

O cultivo da árvore e florescimento acontece entre agosto a outubro, mas a colheita demora mais alguns meses, sendo feita somente entre janeiro e março. O aspecto da fruta chama atenção pela sua casca dura, entretanto não é tão difícil abrir. Pra saber se ela já está madura ou não, basta prestar atenção na coloração. Se a casca estiver marrom e sua polpa branca é a época ideal para consumir.

Assim como o significado peculiar, o sabor da Pitomba pode ser doce, e por vezes, até um pouco azedinho. Há quem goste de consumir de forma natural, em licores, e até mesmo em receitas de bolos e pratos salgados, apesar disso não ser muito comum. Independente da forma de consumo é inegável seus benefícios para saúde.

O velho ditado que diz “quem vê tamanho, não vê documento” é muito válido para a Pitomba, que tem cerca de 2 cm de diâmetro porém é muito rica em fontes de vitamina C, A, Ferro e Cálcio. São inúmeros benefícios que merecem ser destacados, como o fortalecimento do sistema imunológico e proteção do sistema vascular. Além disso, o fruto ajuda no combate à anemia e ao envelhecimento precoce.

Agora que você já conheceu mais sobre a Pitomba e seus inúmeros benefícios para saúde, você não tem mais desculpa para não provar. Conta depois pra gente o que você achou do sabor da fruta nos comentários!

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.