Você sabe o que é um jardim sensorial?

Você sabe o que é um jardim sensorial?

Promover um encontro com a natureza. Essa é a ideia de um jardim sensorial, que tem como objetivo despertar os cinco sentidos do corpo humano: tato, olfato, visão, paladar e audição. As plantas são as grandes protagonistas e responsáveis por cumprir esse papel. Também são usados elementos como água, madeira, pedras, areia e objetos de decoração para explorar os sentidos, compondo ambientes que funcionem como recantos de apreciação do meio ambiente.

Confira de que formas você pode despertar os sentidos através do seu jardim!

Tato: crie áreas de experimentação, com bancadas ou plantios em alturas que facilitem o toque às plantas. Cultive um mix de espécies que possam ser tocadas e que tenham texturas diferentes, como peixinho-da-horta, trapoeraba-peluda, violeta, entre outras.

Olfato: para o olfato, devemos pensar em uma composição de plantas perfumadas e aromáticas. Plantas variadas e flores como jasmins, gardênias, cravos e tantas outras que florescem em diferentes épocas ao longo de todo o ano.

Visão: explore ao máximo as plantas com folhas coloridas e desenhadas, com bordas recortadas naturalmente ou mesmo as que possuem mais de uma cor na mesma planta. Cróton, mil-cores, periquito, costela-de-Adão, calateia e maranta são algumas das espécies que podem ser usadas nesta composição. Lembre de respeitar as demandas de luz para cada espécie se desenvolver melhor.

Audição: pense em objetos que façam sons com o movimento dos ventos. Promova a vinda de pássaros cantores. Plante espécies que façam sons com o balançar, como taquaras e palmeiras. Explore elementos decorativos como pêndulos de bambu, madeira e outras partes de plantas. O ideal é deixar que esse jardim cresça livremente, atraindo insetos e pássaros.

Paladar: crie seu jardim comestível, com espécies que possam ser colhidas e utilizadas na gastronomia. Lembre de seguir às demandas de cultivo de cada planta. A grande maioria das plantas comestíveis são cultivadas em sol pleno. As plantas de sombra podem ser tóxicas quando ingeridas, portanto, busque conhecer a espécie para o consumo seguro.

Se você gosta de dicas de jardinagem e quer aprender mais sobre o assunto, clique aqui para conhecer o portal Jardim das Ideias STIHL.

Inscreva-se também no Pró-Jardim STIHL, curso de jardinagem online e gratuito!

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.