Sabres e correntes: tensionamento frontal da corrente

Sabres e correntes: tensionamento frontal da corrente

Sabres e correntes

Quando compramos um equipamento novo, dificilmente lemos o manual de instrução.  Sempre acabamos testando até dar certo, mesmo que isso leve a inúmeras tentativas. Lógico que essa não é a opção mais ideal, e muito menos segura. Por isso, resolvemos falar sobre a montagem correta de sabres e correntes.

Nunca é demais lembrar que antes de iniciar a montagem do conjunto de corte é essencial utilizar sempre luvas de proteção e as ferramentas recomendadas.  Além disso, trabalhar num local adequado garante mais eficácia e também segurança.

Veja agora o passo a passo dotensionamento frontal da corrente:

 Coloque todos os componentes sobre uma superfície de trabalho apropriado, limpa e nivelada. Para evitar danos à parte inferior e ao restante do equipamento, utilize um revestimento macio.

  1. Coloque o motor na posição vertical, solte e retire as porcas com a chave integrada da a tampa do pinhão da corrente. Em seguida, retire a tampa.
  2. Gire o parafuso  de tensionamento da corrente para a esquerda, para que o pino e a corrediça tensora se desloque para trás na direção do pinhão da corrente.
  3. Com as luvas já colocadas, posicione a corrente sobre o sabre, começando a montagem pela ponta do sabre.
  4. Gire a corrente até inserir completamente no sabre.
  5. Verifique se a corrente está posicionada de forma correta no trilho e se ela se encontra na direção correta. O dente de corte precisa estar direcionado para frente na parte superior do sabre.
  6. Pegue a corrente e o sabre. Assim que montado, posicione a corrente no pinhão de corrente. Deslize o sabre sobre o parafuso  até o furo.
  7. Posicione novamente a tampa do pinhão da corrente sobre a unidade do motor e parafuse as duas porcas com força. Agora, o sabre e a corrente não podem mais se deslocar e você pode  ajustar tranquilamente o tensionamento da corrente.
  8. Quando iniciar, levante a ponta do sabre e gire o parafuso de tensionamento para direita, até que a corrente encoste no lado inferior do sabre.
  9. Fixe as porcas com a chave integrada.
  10. Verifique, durante o controle visual, se a corrente está posicionada na ranhura do sabre e não se encontra frouxa.
  11. Em seguida, verifique se a corrente possa ser movimentada livremente com a mão; se não foi tensionada de maneira muito intensa. Puxe a corrente com a mão na direção do trabalho (para isso, solte o freio da corrente ou não poderá ser movimentada). Caso a corrente não possa ser movimentada, desparafuse as porcas e inicie novamente o processo.
  12. Agora que sua motosserra está montada, acione novamente o freio da corrente.

Seguindo essas instruções fica bem mais fácil. E, se por acaso, você ainda ficou com alguma dúvida dê uma olhada em todas as etapas ilustradas clicando aqui.

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.