A potência de corte de uma motosserra depende da qualidade e do desempenho do motor, mas principalmente da escolha e condição do conjunto de corte. Uma corrente afiada e bem conservada torna seu trabalho mais fácil. Ela garante uma vida útil mais longa de todo o conjunto de corte, que é composto por corrente, sabre e pinhão da corrente.
As correntes STIHL são fornecidas pela planta da STIHL na Suíça. Elas são produzidas em máquinas especiais, que são desenvolvidas e fabricadas pela própria STIHL. No entanto, mesmo a melhor corrente sofre desgaste e fica sem fio com o tempo. Se alguma das seguintes situações ocorrer, é hora de afiar a corrente:
- a corrente não entra sozinha na madeira, ela deve ser forçada com pressão sobre a unidade motora para o corte
- em vez de aparas grossas, a corrente gera somente serragem fina na fenda do corte
- formação de fumaça, em média, apesar da lubrificação da corrente correta e tensão da corrente adequada
- o corte perde-se numa direção. Essa situação indica que um lado dos dentes de corte está sem fio ou os dentes de corte estão com comprimentos desiguais.
- a motosserra “vibra” e “salta” durante o corte. Neste caso, verificar a distância do limitador de profundidade
Vale lembrar que a STIHL é o único fabricante de motosserras no mundo, que também desenvolve e fabrica suas correntes e seus sabres. Desta forma, a STIHL garante desde 1926, que os três componentes do conjunto de corte combinem sempre de maneira adequada com a motosserra. 😉
Conheça nossa linha completa de produtos acessando aqui. Encontre o ponto de venda autorizado mais próximo de você nesse link.