Levantamento feito pelo IBGE mostra que o perfil de idade dos produtores rurais está entre 25 e 45 anos (40,66%), enquanto dados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) revelam que 21% das decisões no campo são tomadas por produtores que têm entre 26 e 35 anos. Ou seja, a presença de jovens no campo é representativa – e esses números tendem a aumentar.
Atualmente muitos produtores rurais utilizam pelo menos uma tecnologia digital no processo produtivo, enquanto, segundo estudo realizado pela Embrapa, Inpe e Sebrae, 67,1% dos agricultores admitem a necessidade do uso das tecnologias para planejar as atividades da propriedade e melhorar a produção.
Nesse cenário, percebe-se que a digitalização se transformou em necessidade vital para o novo agro – não somente na gestão agronômica, zootécnica e de negócios das fazendas, mas também para o sucesso da ciência e tecnologia geradas pelas instituições de pesquisa ou organizações privadas ao longo de toda a cadeia produtiva. Ao adotar tecnologias, transformar sistemas produtivos e dar mais velocidade e performance às atividades, é possível maximizar a geração de valor em produtos e processos.
Os jovens agricultores representam a criação de novas lideranças, promoção de inovações tecnológicas e de novas ideias. E esses são alguns dos tópicos do Youth Agrobusiness Movement International, maior congresso de jovens do agronegócio da América Latina.
O objetivo do YAMI em 2021 é trazer para debate como estamos nos preparando para a completa digitalização e agregação de valor, sem esquecer que temos que ter líderes preparados para orquestrar toda essa transformação. O evento conta com patrocínio da STIHL e ocorre até dia 27 de outubro. Entre os palestrantes estarão a diretora de Marketing da Yara Brasil, Lucied Marques; o gerente de Marketing Tático da John Deere, Felipe Santos; da head de Recursos Humanos Agro na BASF, Juliana Justi. Acesse o site para conferir a programação.