O campo é lugar das mulheres também – e os dados não nos deixam mentir. De acordo com o IBGE, o número de mulheres dirigindo propriedades rurais no Brasil alcançou quase 1 milhão. Elas administram cerca de 30 milhões de hectares, 8,5% da área total dos estabelecimentos rurais no país.
O papel da mulher no cenário do campo tem crescido, mas há muito caminho a ser percorrido. Do total geral de estabelecimentos identificados pelo Censo Agropecuário 2017, as mulheres são proprietárias de apenas 19% – os homens detêm 81%. Dos produtores rurais associados às cooperativas, apenas 8,6% são mulheres.
A pesquisa completa pode ser conferida aqui.
Essas informações foram divulgadas no começo desse ano, 2020, a partir do Censo Agropecuário de 2017, um trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e o IBGE. O trabalho responde aos esforços do Brasil para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, mais especificamente ao ODS 5.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 se refere à igualdade de gênero, suas metas e como acabar com todas as formas de discriminação contra todas as mulheres e meninas em toda parte.
Dia Internacional das Mulheres Rurais
Não temos dúvidas: o campo é lugar de trabalho, de dedicação, de talento, de crescimento, de inspiração. O campo é lugar de mulheres também. Uma homenagem da STIHL às mulheres rurais.
15 de outubro – Dia Internacional das Mulheres Rurais.