Quem dirige sabe o sufoco que é entrar num carro abafado que ficou estacionado numa área aberta exposto ao sol por várias horas. Por isso, a maioria – e provavelmente você também – procura por vagas que contem com a sombra de alguma árvore. Como esses lugares são muito disputados, fica a pergunta: porque não cultivar mais árvores em estacionamentos a céu aberto?
Como os estacionamentos são construídos geralmente em áreas com pavimentação asfáltica ou com pisos de concreto, a temperatura chega a aumentar em até 50% em horários como meio-dia. Uma solução para amenizar esse problema seria cultivar mais árvores, o que diminuiria o desconforto causado pelo calor.
Nesse caso específico, o mais indicado é o cultivo de plantas que tenham características apropriadas para esse tipo de ambiente. As principais delas é que não tenham raízes profundas, para não danificar as calçadas, e que se sejam bem resistentes às pragas e doenças.
O plantio de árvores com copas densas e globosas ajudam a absorver o calor e os raios solares, mas somente isso não é suficiente. É preciso analisar a árvore como um todo para que ela não estrague a calçada e nem o carro. Quando falamos em danificar o veículo, não estamos nos referindo apenas a queda causada pela ventania ou trovões, mas também a outros detalhes que muitas vezes passam despercebidos como: árvores com folhas muito pequenas que podem entupir as grades de ventilação do capô; espécies com flores tintoriais que manchem a lataria dos carros; e árvores com frutos grandes e molhados, que podem provocar escorregões e até mesmo para-brisas quebrados.
Mas como o Brasil é rico em flora, temos a nossa disposição vários tipos de árvores que podem ser utilizadas para sombreamento de estacionamentos externos. O que não pode faltar nos estacionamentos são espécies com troncos retos, sem pontas ou espinhos, e com copas começando a 2,30m do solo, no mínimo.
Para áreas de estacionamento, as árvores mais indicadas são: Manduirana (Senna macranthera), chal-chal (Allophyllus edulis), Tarumã (Vitex montevidensis), Camboatá (Cupania vernalis), Guaiuvira (Patagonula americana), Catiguá (Trichilia claussenii), louro-pardo (Cordia trichotoma), açoita-cavalo (Luehea divaricata), falso-barbatimão (Cassia leptophylla), ingá-feijão (Inga marginata), embira-de-sapo (Lonchocarpus muehlbergianus) e canela-ferrugem (Nectandra rígida). Com mais árvores desse tipo, fica muito mais leve entrar no carro, depois de um dia de trabalho ou de um compromisso, não é mesmo?
E você, também já passou por esse problema causado pela exposição do carro ao sol?