O feng shui é uma arte antiga, desenvolvida pelos chineses há mais de 3 mil anos, e tem como objetivo permitir que a energia vital, chamada Ch´i, circule de forma livre pelo espaço, proporcionando mais paz e tranquilidade. Feng significa vento e shui significa água. Sabe o que combina com isso? Jardinagem, é claro! Veja como deixar o seu jardim equilibrado com a sabedoria do feng shui.
O primeiro passo é ter em mente que Ch´i segue um caminho denominado Ba-guá, que traz as seguintes áreas: Trabalho, Família, Espiritualidade, Prosperidade, Sucesso, Relacionamentos, Criatividade e Amigos. Vale lembrar que o mais indicado é contar com a ajuda de um especialista, que saberá as melhores formas de ativar as áreas mais importantes para você. 😉
- A escolha das espécies de plantas utilizadas no jardim é importante e deve haver equilíbrio entre elas.
- A área do Sucesso deve ser bem iluminada. Caso não tenha exposição solar, aposte em plantas robustas e coloridas.
- Evite espécies com espinhos na área dos Relacionamentos, especialmente se você vive com seu cônjuge.
- Plantas baixas podem e devem ser usadas na fachada da sua casa, para não permitir a entrada das vibrações ruins.
- Para um feng shui balanceado, é importante que os cinco elementos dos quais o universo é feito estejam presentes no seu jardim: terra, metal, água, madeira e fogo.
Aplicando as regras do feng shui ou não, ter um espaço bonito e harmônico faz toda a diferença, não é mesmo? Para ver mais dicas de jardinagem, acesse o portal Jardim das Ideias, da STIHL! Clique aqui.