Seja como salada ou molho, o tomate é uma fruta (SIM!) muito usada em pratos culinários. Você sabia que pode cultivá-los em vasos aí mesmo no seu jardim? Os tomates podem ser plantados o ano inteiro nas regiões onde o clima é ameno. Em locais mais frios, o cultivo deve ser feito entre os meses de agosto e janeiro, e em áreas com temperaturas elevadas o plantio é indicado entre março a maio. Pra garantir que você tenha uma boa colheita preparamos este passo a passo:
1º Para produzir os seus tomates você comprar mudas em diversos locais, de floriculturas a supermercados.
2º Escolha um local arejado e com luz solar direta. Para os tomateiros, o ideal é que recebam pelo menos 4 horas de sol por dia. Escolha vasos com em média 40 centímetros de altura, e de preferência de plástico, com furos para drenagem.
3º Use adubo que tenha sido aquecido a uma temperatura alta o bastante para matar organismos prejudiciais. Depois, misture fertilizantes orgânicos na terra.
4º Encha 1/3 do vaso com a mistura de terra.
5º Coloque seixos ou pedras de rio no prato do tomateiro.
6º Coloque a muda de tomate no vaso. Empurre o caule da planta para dentro da terra, mas apenas para que ela tenha uma base de apoio.
7º Continue adicionando terra ao redor da planta, até a metade do caule. Regue bem e espere alguns minutos para molhar novamente. A terra e a raiz devem ficar encharcadas. Depois disso, seu tomateiro não deve precisar de água por uma semana.
8º Encha o resto do vaso com terra, conforme a planta for crescendo.
Para defender a planta de pragas, você pode envolvê-la com uma tela plástica, prendendo a tela com pregadores de roupas ou outros prendedores resistentes. E lembre-se que a colheita dos tomates deve ser feito um a um, assim que eles ficarem vermelhos.