Para quem não tem tempo de cuidar de um jardim, ou ainda prefere não fazer grandes investimentos de manutenção, uma boa alternativa é construir um sem grama. Parece estranho e até mesmo um pouco incomum, mas quem disse que não pode ficar bonito? Um jardim sem grama é um investimento bem válido: você reduz o tempo com manutenção e economiza água.
O paisagismo do ambiente depende muito do tamanho e da criatividade de cada um. É possível criar um espaço aconchegante com decks de madeira, por exemplo, que são muito usados não só em jardins, mas também em varandas e piscinas. Caso opte por decks, é bom lembrar que os de madeiras revestidas são a melhor opção para lugares abertos, pois possuem uma maior conservação e resistência aos desgastes naturais.
Módulos de madeira e pedriscos são os principais recursos utilizados para substituir a grama. Inclusive, o piso em madeira pode servir de apoio à mobília, como bancos e pergolados. Ainda há a possibilidade de revestimento cerâmico, que torna a limpeza mais fácil. Neste caso, invista em modelos antiderrapantes.
Uma alternativa muito charmosa é construir caminhos e mosaicos de pedras, ladrilhos ou lajotas. O paisagismo pode ser complementado com vasos em diferentes tamanhos, e até mesmo suspensos, criando assim um jardim vertical.
Para vegetação, aposte em plantas de pequeno e médio porte. As paredes e muros podem ganhar trepadeiras, pois elas se adaptam bem à maioria dos ambientes. O ambiente pode ainda ser finalizado com uma iluminação especial, como lanternas com velas penduradas, lâmpadas LED, luminárias com facho direcionado ou embutidas no solo, ou ainda a técnica up light, uma luminária embutida no solo, que permite iluminar o tronco e a copa debaixo pra cima.
Agora é sua vez de contar pra nós o que você está planejando para seu jardim!