Como economizar água na agricultura

Como economizar água na agricultura

economizar água agricultura

O período de secas atingiu o Brasil inteiro, sendo mais forte na região sudeste. Todos os esforços para economizar água são importantes – e mesmo na agricultura essa tarefa pode ser feita de diversas maneiras. Neste post falaremos sobre maneiras de economizar água sem que a plantação seja afetada.

A maneira mais comum e eficaz para economizar água na agricultura é através da irrigação por gotejamento. Essa técnica já é de comum uso para uma grande parcela dos agricultores pois, além de evitar o desperdício de água, mantém as plantas sempre hidratadas. Dados levantados pelo Canal Rural indicam que esse tipo de irrigação economiza 50% mais comparado com a técnica tradicional, a feita com irrigadores comuns, também conhecida como aspersão.

As cisternas também são uma maneira de economizar água na agricultura. Esses mecanismos fazem o armazenamento da água durante o período de chuvas, e conseguem conter quantidades de água para o ano inteiro. Muito usadas no nordeste, as cisternas têm a função central de trocar o uso da água potável pela reaproveitada da chuva, que não pode ser bebida mas é ótima para as lavouras.

Uma das maneiras para economizar água na agricultura não tem nem relação direta com o ato de molhar as plantas e sim com o cuidado do solo. Evitar a erosão das áreas plantadas é uma ótima saída. Quando esse fenômeno natural ataca uma área, as plantas que estão nela não conseguem absorver o necessário para a sua hidratação através da irrigação básica, sempre precisando de mais. Lembre-se: uma terra bem tratada consegue melhores resultados com menor uso de recursos.

Outra maneira de economizar é fazer uso das telas de proteção. Principalmente durante o verão, quando a exposição ao sol é mais longa e, consequentemente, mais forte, as plantas podem acabar ressecadas e até queimadas. As telas protegem a lavoura e controlam a entrada direta de radiação, deixando o solo úmido e as plantas hidratadas por mais tempo. O único problema é que o uso de telas só é aconselhado em plantações pequenas e médias.

Como você está cuidando da sua plantação? Conte nos comentários!

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.