As cercas vivas, além de ótimas para o paisagismo de jardins, são extremamente úteis para delimitação de áreas e proteção. Utilizar cercas vivas para demarcar um espaço, fazendo um contorno ou acompanhando um caminho é uma prática muito comum. Ainda, muitas destas cercas são utilizadas para proteger uma determinada área do vento, barulho e até dando mais privacidade.
Seja qual for a sua motivação para ter uma cerca viva, atenção para alguns cuidados que se deve ter com ela:
– Use um podador para manter a forma e tamanho adequados dos arbustos.
– Para fazer formatos geométricos use fios esticados ou uma moldura de madeira. Coloque a moldura sobre a planta e corte os ramos que ficarem para fora dela.
– Corte sempre somente as plantas novas e mantenha o rebento principal intacto até ele chegar à altura máxima que você planeja para a cerca.
– Arbustos que florescem no verão devem ser podados no inverno. Já os arbustos perenes ou de agulha devem ser podados na primavera ou outono.
– Para cercas altas e difíceis de moldar utilize o aparador de cerca viva, cortando no topo das plantas.
Estas são apenas algumas dicas para manter sua cerca sempre bonita. Lembre-se também que para cada finalidade existirá um tipo de planta mais adequada, em função da altura, poda, resistência e etc. E você, tem alguma dica própria para compartilhar com a gente sobre como você cuida da sua cerca viva?