Não tem coisa melhor para se aquecer nos dias mais frios que um chá bem quentinho. E se ele tiver inúmeros benefícios para nossa saúde melhor ainda, não é mesmo? Por isso, hoje vamos falar da camomila, uma planta muito popular aqui no Brasil, que é cheia de recursos para tratamentos de corpo, pele e cabelo.
A história dela já data desde a Grécia antiga, no Egito e no Império Romano, quando era usada para tratar várias doenças. Além do seu uso para cura, é também muito utilizada na alimentação e perfumaria. Uma vantagem da planta é que como ela é resistente a qualquer clima, pode ser praticamente encontrada no mundo inteiro.
Os benefícios da camomila são obtidos através do chá da planta, e incluem ações anti-inflamatória, antialérgica, antiespasmódica, antidiarreica, analgésica e antiflogística.
A camomila é muito usada para tratar má digestão, úlceras, ansiedade, stress, insônia, diarreia, inflamações urinárias e gripes, dores musculares, artrite, cólicas menstruais, cicatrização de feridas e inflamações, remoção de impurezas e rejuvenescimento da pele, e até mesmo para diminuir a hiperatividade. Tudo isso se deve ao fato de que a planta tem principalmente propriedades calmantes que agem sobre o sistema nervoso.
Outro recurso muito curioso da camomila é o combate as olheiras. O chá gelado em compressas de gaze pode ser usado diretamente sobre a pele para atenuar o problema. Tem gente que também usa a planta para clarear o cabelo. Mas, claro que o efeito é bem suave. Para isso, basta adicionar as flores de camomila na água fervente, deixar esfriar e umedecer o cabelo com o chá, deixando agir por cerca de 20 minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente. Para manter os cabelos clareados, faça esse processo regularmente.
Quanto ao preparo do chá é bem fácil. Faça uma colher de sopa de camomila para cada xícara de água. Depois esquente a água (não precisa ferver) e apague. Em seguida, adicione a erva e abafe por 10 minutos. O mais indicado é tomar após as refeições. É importante lembrar que o chá é contraindicado para pessoas com rinite alérgica, pacientes em tratamento de trombose, pessoas com distúrbios hemorrágicos e mulheres gestantes.
E, você tem o costume de beber chá de camomila? Conta aqui pra gente!