Canteiros elevados: o que são e como fazer

Canteiros elevados: o que são e como fazer

Ter um espaço em casa para plantar legumes, vegetais, chás e flores é sempre uma boa ideia. E se você desejar, pode ter um canteiro elevado: uma estrutura de madeira ou tijolos onde são feitas camadas de drenagem e de substrato. Quer saber os benefícios e conferir dicas de como fazer o seu canteiro? Confira a seguir.

Benefícios de ter um canteiro elevado

A jardinagem em canteiros elevados é uma ótima maneira de cultivar plantas, especialmente vegetais. Suas plantas serão isoladas do frio do solo – o solo dentro dos canteiros reterá seu calor por mais tempo, criando assim condições de crescimento favoráveis. Outra vantagem é que as condições do solo podem ser adaptadas para atender o que você deseja cultivar, caso o seu jardim não seja fértil.

Como fazer um canteiro elevado?

Os canteiros elevados não são muito difíceis de construir. Se você adora um projeto no estilo faça você mesmo, confira algumas dicas:

• Opte por tábuas que foram tratadas com arseniato de cobre cromado (CCA), um conservante de base orgânica que é seguro para usar perto de vegetais.
• Você pode aproveitar tábuas de andaime – cortando fora as partes de metal – ou até mesmo desmontar pallets de madeira e utilizar na estrutura do canteiro.

• Lembre-se de usar acessórios galvanizados para proteção máxima contra corrosão. Os parafusos duram mais e facilitam as coisas se você quiser desconstruir o canteiro, mas os pregos são a opção mais rápida e fácil.
• Cuidado com os convidados indesejados! Lesmas e caracóis gostam de habitar os cantinhos úmidos de canteiros de madeira, então lembre-se de verificar regularmente se há alguma praga no seu espaço.
• Para ajudar na drenagem, primeiro coloque uma camada de 8 cm de cascalho ou pedras e cubra com uma manta de bidim. Encha o canteiro com o substrato escolhido. Se puder, evite utilizar terra proveniente de outras partes do jardim para evitar que qualquer contaminação de ervas daninhas estrague seu novo canteiro.

Você gostaria de conferir mais ideias de canteiros elevados e opções de espécies para plantar? Fique de olho nos nossos posts para não perder nenhuma novidade.

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.