A palavra “poda” provém do latim putare, que significa limpar, cortar, desbastar. Na jardinagem é a arte de cultivar plantas como uma técnica cultural, utilizada para alterar o desenvolvimento natural da planta. Já falamos aqui no blog STIHL sobre a poda de frutificação, e hoje você confere mais sobre a poda de formação.
A poda de formação tem o objetivo de formar uma boa estrutura de copa, deixando-a simétrica e arejada, o que facilita os tratos culturais e garante uma maior resistência a tombamentos e quebras de galhos.
Também conhecida como poda de levantamento ou poda de condução da planta, ela é responsável por moldar o formato em que a planta irá crescer e se desenvolver, assim, o cultivo e a colheita são facilitados. Essa prática é realizada através da remoção dos bulbos onde se deseja que a planta deixe de crescer, para que seja feito o desenho da árvore, determinando qual a altura que ela irá atingir. Toda a ação traz muitas vantagens, como maior iluminação, facilidade nos tratamentos fitossanitários e frutos menos vulneráveis a ventanias e queimaduras do sol.
Quando fazer a poda de formação?
É realizada nos primeiros anos da muda, em viveiros de produção e também após o plantio (de três a quatro anos, dependendo da espécie) e neste período deve-se priorizar o desenvolvimento vegetativo, evitando que a planta entre em produção.
Em geral, a poda de formação é feita no final do inverno, um período que precede a estação chuvosa. É feita nessa época, com base no princípio de que os cortes nas plantas irão determinar novas brotações.
Quais equipamentos utilizar para a poda de formação?
- Para galhos finos, usa-se a tesoura de poda.
- Para galhos médios, serrote ou motosserra.
- Para galhos grossos, motosserra.
E lembre-se de sempre utilizar equipamentos de proteção individual ao trabalhar com ferramentas motorizadas.
Quer saber mais sobre os diferentes tipos de poda? Inscreva-se no curso online de jardinagem Pró-Jardim STIHL. O segundo módulo fala sobre as melhores épocas para podar, quais são as ferramentas que devem ser usadas, os principais tipos de poda, poda de limpeza, poda de formação, poda de raiz, como fazer uma poda bem feita e muito mais. O curso é gratuito e você pode se inscrever acessando aqui.