Como fazer um canteiro no jardim

Como fazer um canteiro no jardim

Do seu jardim para o prato, para a decoração da casa, para o seu chá: que tal criar um espaço para você plantar flores, temperos, legumes e tudo que você quiser? Se você gostou da ideia, basta continuar lendo esse post até o fim. A verdade é que criar um canteiro no jardim não é muito difícil, mas é preciso que você siga algumas etapas. Confira!

Escolha do local[

O primeiro passo é escolher onde ficará o canteiro. Ele deve ser localizado em uma área que seja bem drenada, que esteja próxima à água, receba sol, seja protegida de ventos e de animais domésticos. Além disso, o canteiro deve ficar em um local plano.

Avaliação do solo

Para saber se o solo do seu jardim é saudável, colete uma amostra e encaminhe para avaliação em laboratório de análises agrícolas. Tendo os resultados em mãos, é interessante contar com o auxílio de um agrônomo ou técnico da área para interpretar o laudo e fazer os cálculos de adubação e calagem.

Retirada da camada superior do solo

Se a ideia é fazer o plantio diretamente no chão, é preciso que a camada superior do solo seja removida e a terra revolvida. Também vale a pena fazer uma boa limpeza da área, retirando possíveis restos de construção, pedras, lixos ou demais objetos. Caso o seu jardim tenha muita grama e ervas daninhas, pode ser necessário repetir o processo de revolver a terra antes de iniciar o plantio.

Demarcação do canteiro

Nesse momento utilize a criatividade. Você pode utilizar pedras e tijolos para demarcar o espaço exato do seu canteiro. Aproveitar pedaços de tronco de árvore ou estacas de bambu que você tiver à disposição também é uma ideia criativa. Esse processo, também chamado cercadura, ajuda a segurar a terra do canteiro.

Escolha do substrato

Para ter espécies saudáveis, é preciso que você aposte em um substrato que seja rico em nutrientes. Sugestão: combine terra vegetal com húmus de minhoca. Vale lembrar que, conforme a Embrapa, espécies como cenoura, batata e batata-doce necessitam de um preparo de solo mais intenso, que promova o bom desenvolvimento das raízes ou tubérculos. Se for o seu caso, busque mais informações.

Plantio

Plantar mudas ou sementes? Você escolhe! O importante, porém, é pesquisar quais são as melhores espécies para a sua região e qual sua época correta de plantio.

Se você gosta de dicas de jardinagem e quer aprender mais sobre o assunto, clique aqui para conhecer o portal Jardim das Ideias STIHL.

Inscreva-se também no Pró-Jardim STIHL, curso de jardinagem online e gratuito!

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.