É rodeado pela beleza de um lavandário que Márcio Backes ganha a vida em Morro Reuter, no Rio Grande do Sul. E para facilitar o trabalho de corte dos milhares de pés de lavanda para produção de óleo essencial, ele conta com o podador STIHL HS 45.
Filho de agricultores, Márcio morava em outro estado e se mudou para o Rio Grande do Sul aos 11 anos de idade, em busca de uma vida melhor. Foi em terras gaúchas que surgiu a oportunidade de trabalhar com a agricultura. O projeto com a lavanda já existe há mais de 20 anos, mas foi somente nos últimos 8 anos que vem ganhando destaque – isso porque há cada vez mais estudos sobre a utilização da planta.
Para a produção de um litro de óleo essencial de lavanda são necessários de 400 a 500 pés da planta. E para a realização do corte da lavanda, a ferramenta que facilita o trabalho é o podador STIHL HS 45.
Além do podador, Márcio também aposta na resistência da motosserra MS 260. Os equipamentos STIHL são seguros, dão conta do recado e têm baixa manutenção – tudo que Márcio precisa no seu dia a dia. E enquanto realiza seu trabalho, seu filho pequeno, Pedro, acompanha tudo de perto. O pai se orgulha dessa proximidade e aposta que ele deva continuar com os negócios da família no futuro.
Depois da poda, a lavanda vai para um depósito onde fica por um período de 24h descansando. Após, a próxima etapa é o destilador, onde é feita a destilagem a vapor para extração do óleo essencial.
Márcio revela que o lavandário está sendo preparado para, em breve, receber visitantes, uma vez que o ecoturismo é forte na região. Para o futuro, a ideia é contar com aluguel de casas para que os hóspedes possam sentir como é incrível estar perto da plantação. Assim como o Márcio, você também tem alguma história com STIHL? Coloque nos comentários. E inscreva-se no canal da STIHL Brasil no YouTube para ver mais vídeos e histórias inéditas.