Reuso de água: formas de pôr em prática

Reuso de água: formas de pôr em prática

Reuso-de-agua

O reuso de água é uma prática muito comum em vários países. Que tal ser uma prática comum no seu dia a dia? Existem alguns métodos simples de reuso que você pode aplicar na sua casa. Vem aprender!

A forma mais comum é coletar água da chuva. A forma mais indicada é criar um sistema de captação que começa no telhado, com a instalação de um sistema simples de calhas e canos. Para ir ao reservatório, a água precisa passar antes por um filtro. Depois, a água é armazenada em uma cisterna ou caixa d’água, onde deve ser tratada antes do reuso, que pode ser feito direto do reservatório ou com o auxílio de bombas para enviar a água para uma caixa no telhado.

Algumas pessoas colocam apenas recipientes ao ar livre em dias chuvosos. Entretanto, esse é um método perigoso, pois pode atrair insetos, principalmente o mosquito da dengue. Se você é adepta deste meio, cuide para utilizar recipiente plástico próprio, que deve estar limpo e desinfetado, sem incidência direta do sol, e longe de substâncias poluentes e tóxicas.

Outra forma de reuso é através da máquina de lavar roupas. Você sabia que um ciclo de lavagem de roupas pode consumir até 200 litros de água? O número é assustador, e pra você evitar este enorme desperdício, pode criar um sistema como dois tambores acoplados a máquina com filtro e canos que ajudam a reter a água para ser reaproveitada depois.

A água pode ser reutilizada em várias atividades rotineiras como a rega das plantinhas, limpeza da casa, do jardim, do carro e no vaso sanitário. Com o reuso da água, você economiza recursos ambientais e financeiros, e o mais importante: contribui com o meio ambiente!

A STIHL reforça seu comprometimento com a sustentabilidade através de um recurso nas suas lavadoras de alta pressão que permitem que você possa reaproveitar a água da chuva. Um conjunto de aspiração, acessório vendido separadamente, secciona água de cisternas que não contenham pressão.

Agora você não tem mais desculpas. Faça a sua parte também!

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.