Verão não combina com desperdício de água, e nem pode ser sinônimo disso. Mesmo que nossas plantas sofram com o calor da estação, não podemos usar isso como desculpa para aumentar a dose de rega. Na verdade, é uma boa hora de aprender como fazer isso de forma inteligente para economizar água. Com as dicas que preparamos neste post você vai poder usar a água de forma consciente, sem desperdícios. Confira!
Parte I – Passos Básicos:
- Para saber se sua planta precisa de rega, a dica é simples: coloque o dedo na terra e veja se ela está seca. Se estiver úmida, a rega ainda não precisa ser feita.
- Faça a rega no início da manhã ou no fim de tarde.
- Reduza a frequência das regas, mas não a quantidade da água. Até porque regas bem feitas estimulam o desenvolvimento das raízes
- Dê preferência ao uso de regadores, ao invés de mangueiras.
- Se houver previsão de chuva para os próximos dias, deixe as plantas serem regadas pela natureza.
- Não molhe apenas as folhas. Água borrifada evapora mais rápido e não nutre a planta, que absorve a água pela raiz.
Parte II – Reaproveitamento de água:
- Antes de regar, coloque os vasos dentro de um balde vazio. Assim, a água em excesso poderá ser armazenada e reaproveitada em outra rega. Uma dica: acrescente uma colher de desinfetante a cada litro d’água para reduzir o risco de transmissão de pragas.
- A água usada no enxágue da máquina de lavar também serve para regar as plantas, pois o sabão não faz mal. A água da chuva também pode ser armazenada para reaproveitamento posterior na rega.
Parte III – Manutenção:
- Deixe a grama mais alta, pois isso ajuda a planta a reter água e protege o solo da perda de nutrientes.
- Retire as ervas daninhas, já que elas competem pela mesma água que as suas plantas.
- Proteja a terra e as raízes com serragem, cascas de árvores, folhas secas ou palha para evitar a evaporação excessiva de água.
E você gostou das nossas dicas? Agora é hora de colocar elas em prática 😉
Fonte: https://blog.stihl.com.br/