Para que nossas plantinhas cresçam e se desenvolvam com saúde, é preciso ficar atento às regas, podas e ao momento em que se torna necessário transferi-la para um vasinho maior.
Muda-la de para um novo pote permite que suas raízes se expandam, sua biomassa aumente e seus sistemas fisiológicos evoluam, garantindo que ela continue seu processo de amadurecimento.
Essa pode parecer uma tarefa complicada e assustadora, então detalhamos o processo em seis passos, para você ir com calma e manter a integridade da sua plantinha. Confira:
1 – Comece regando as plantas alguns dias antes de transplantá-la, para que a terra fique mais úmida e fácil de trabalhar.
2 – Retire a planta segurando seu caule e virando o vaso de cabeça para baixo. Bata-o com cuidado em uma superfície leve para que a terra se solte. Se ela não soltar, passe uma faca em volta. Se nem isso resolver, quebre o vaso. Não se preocupe se algumas raízes pequenas se quebrarem.
3 – Retire um pouco da terra em volta das raízes.
4 – Separe um vaso com uma circunferência de até 2,5 cm a mais que o anterior. Coloque terra o suficiente para que a linha do solo de sua planta alinhe com a linha do topo do vaso.
5 – Coloque a planta dentro do vaso e preencha o espaço em torno dela com mais terra, compactando com os dedos para remover possíveis bolsas de ar.
6 – Molhe a planta até a água escorrer pela base do vaso e deixe drenar completamente.
Pronto! Com estes seis passos simples e fáceis, você pode trocar sua plantinha de vaso sem stress e garantir que ela continue crescendo de maneira saudável!