O verão é uma estação bastante esperada, especialmente pelos dias mais longos e época de férias. Infelizmente o mesmo não vale para o jardim. Se não são bem cuidadas, as plantas podem sofrer fortes consequências devido ao calor. Por isso, na estação mais quente do ano os cuidados com as plantinhas devem ser redobrados. Buscamos no Jardim das Ideias, o portal da STIHL para os apaixonados por jardinagem, cinco cuidados especiais que você deve tomar nesta estação. Confira!
Rega: vai depender do volume de chuvas na sua região. Se o clima chuvoso predominar, a frequência de irrigação pode ser espaçada, para evitar apodrecimento das raízes. Se for muito seco, a rega deve ser feita diariamente pelo período da manhã, de preferência, para evitar que as plantas sofram queimaduras.
Poda: durante o verão não faça podas, exceto no gramado. Como as plantas despertam para a primavera e entram na fase dos novos brotos, não é aconselhável podá-los. Ao invés de podar, remova galhos secos e mortos.
Sol: algumas plantas são espécies de cultivo a pleno sol, outras não. Por isso é importante saber quais gostam ou não de exposição solar. Se sua planta murchar ou as folhas enrugarem pode ser um sinal de que você precisa reposicionar o vaso.
Crescimento: o momento é ideal para fazer o replantio. Só não vale se esquecer de aumentar a quantidade de água para as plantas que passarem por esse processo. Após a mudança o sistema radicular precisa de mais rega para se adaptar ao novo local.
Pragas: o período do verão é a alta temporada das pragas. Por isso, fique atento e observe diariamente suas plantas. Se uma espécie é atacada, pode ser um sinal de iluminação inadequada, falta de circulação de ar ou umidade em excesso. Prefira os métodos naturais para combater as pragas, protegendo assim a si mesmo e ao jardim.