Construções de pau a pique: soluções ecológicas e funcionais

Construções de pau a pique: soluções ecológicas e funcionais

Um belo jardim não precisa significar uma grande quantia de gastos. As construções de pau a pique fazem parte da história da colonização e urbanização brasileira por serem métodos ecológicos, baratos e naturais para o desenvolvimento de paredes e até mesmo moradias. Para lançar mão desta técnica em seu jardim, o segredo é não ter medo de colocar a mão na massa e se sujar. Afinal, será necessário sapatear – e muito!  – sobre a mistura melequenta que será a matéria-prima de sua nova construção paisagística. E aí, está curioso para aprender?

A seguir, acompanhe a receita utilizada pela jornalista e apaixonadas por plantas, Carol Costa, na série Jardim das Ideias – 50 dias de Verde. Vem!

Materiais:

  • 1 receita de cimento ecológico*
  • Galhos e pedras
  • 1 pallet
  • Motosserra STIHL

Como fazer o cimento ecológico:

Materiais:

5 baldes de terra

1 balde de serragem

1 balde de areia

1 copo de leite

Quanto bastar de água

Passo a passo:

Junte a terra, a areia e a serragem sobre um saco plástico. Em seguida, adicione o copo de leite e dê uma suave misturada. Aos poucos, coloque a água e vá mexendo com a ajuda dos pés – nada de ter medo de se sujar, viu?! Crie uma mistura homogênea, consistente e que permita a construção de camadas sobre o pallet.

Como montar a parede:

Posicione o pallet da maneira que você preferir. Use uma ferramenta de corte – como uma motosserra (a utilizada neste episódio foi a STIHL MSA 120 C-BQ, a bateria) – para deixar o pallet do tamanho necessário. Fixe-o com a ajuda de pregos. Preencha o vão interno com os galhos e pedras. Cuide para não deixar um grande espaço. Em seguida, arremesse porções do cimento ecológico para que ele adentre os espaços vazios e forme uma parede consistente. Realize esse procedimento até que todo o pallet esteja coberto.

Faça o acabamento que preferir e aguarde secar.

Gostou da dica? Para deixar o pallet do tamanho que você precisa, conte com a eficiência das motosserras STIHL.

 

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.