Para colocar um pouco de cor no seu jardim – ou em algum cantinho especial da sua casa – , nada como um belo vaso de flores. Você pode comprar da sua espécie favorita e transplantar para os vasos de sua preferência. O processo é simples. Confira:
Você vai precisar de:
• pedra brita
• vasos
• folhas de revista (ou manta de drenagem)
• substrato para plantas
• espécies da sua preferência
Como fazer:
Coloque uma camada de pedra brita no fundo do vaso. Essa camada de drenagem ajuda a manter a terra úmida, mas não encharcada. Por cima das britas, coloque folhas de revista ou uma manta de drenagem. A função delas é impedir que a terra saia pelos buracos no fundo do vaso. Acrescente o substrato para plantas e, então, faça o plantio das espécies que você preferir.
Para finalizar, uma dica é bater o vaso no chão – com delicadeza – para que a terra se assente corretamente. Molhe bastante as plantinhas após esse processo.
Vasos para plantas de área externa
Plantas expostas em ambientes externos são aquelas que sobrevivem à luz solar, ar, sujeira, chuva, vento e calor, por isso, aconselhamos que você use vasos de material de qualidade, como cerâmica, madeira de qualidade, cimento ou fibra de vidro. Evite plástico, metal e madeira sem qualidade – eles não suportam as mudanças climáticas e podem acabar danificando a planta.
Vasos para plantas de área interna
Você pode escolher com base na decoração da sua casa. Observe quais são as necessidades da planta para, assim, escolher o tamanho e material corretos. Sempre leve em consideração o ambiente correto da planta, isso faz toda a diferença. É importante que o vaso tenha furos no fundo para proporcionar a drenagem de água.
Agora que você já sabe como escolher, cuide da sua planta e não se esqueça de sempre preparar a terra na hora do plantio com cuidado, o material orgânico pode ajudar bastante nessa hora.
Para mais dicas de jardinagem, acesse o blog do Jardim das Ideias! São atualizações diárias para quem quer aprender muito mais sobre o mundo das plantinhas.