3 situações para podar árvores na calçada e como fazer, com Sydney Brasil

3 situações para podar árvores na calçada e como fazer, com Sydney Brasil

Quando são corretamente podadas, as árvores urbanas se desenvolvem em harmonia com as cidades. No vídeo de hoje, o engenheiro florestal e instrutor em arboricultura Sydney Brasil explica 3 motivos para realizar a poda de árvores nas calçadas. O profissional também dá dicas de como planejar e realizar essas podas com segurança e precisão. Confira!

Antes de tudo, observe a legislação local

É preciso observar a legislação local antes de realizar a poda. Na maioria das cidades, as podas em vias públicas só podem ser realizadas pelas prefeituras ou serviços autorizados por elas.

Situação 1: liberar a área e facilitar a passagem de carros e pedestres

O primeiro motivo para realizar a poda de uma árvore na calçada é para liberar a área, facilitando a passagem de pedestres e veículos. No caso que Sydney apresenta no vídeo, a árvore possui algumas brotações na base e é necessário retirá-las para facilitar a passagem. É realizada a técnica de 3 cortes. Os dois primeiros cortes são para tirar o peso do galho. O terceiro corte, que é o corte final, é realizado próximo à base do galho, protegendo sua crista e colar.

Situação 2: cuidar da segurança de pedestres e veículos com a poda de limpeza

Já o segundo motivo para a realização de podas nas calçadas é cuidar da segurança de pedestres e veículos fazendo a poda de limpeza. Na árvore do vídeo, é possível visualizar que a mesma possui várias situações de risco, como galhos secos e cascas soltas. A poda de limpeza serve para retirar galhos velhos, podres ou que apresentem risco de queda. Esses galhos mortos podem cair a qualquer momento e atingir pessoas e veículos, causando acidentes graves.

Situação 3: podas estruturais, podas de redução de altura e correção de galhos

O terceiro motivo envolve pensar no mobiliário urbano das cidades. Para isso, são necessárias podas estruturais, podas de redução de altura e também correção de galhos para adequação a esses mobiliários urbanos. Ao realizar qualquer poda em local próximo à rede elétrica, é necessário consultar a companhia de energia da região para que o fornecimento seja interrompido e o serviço possa ser feito com segurança.

Os usuários domésticos podem cortar os galhos mais baixos utilizando uma motosserra. Para galhos mais altos, a motopoda é a ferramenta indicada. A escolha da ferramenta certa é essencial – e você pode conferir mais detalhes aqui.

Inscreva-se no canal da STIHL no YouTube para acompanhar vídeos inéditos toda a semana.

Você também pode saber mais sobre podas no Pró-Jardim STIHL, curso online e gratuito da STIHL. Acesse aqui.

Fonte: https://blog.stihl.com.br/

 
Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo.